quarta-feira, 22 de abril de 2009

" Um ser forte"

Venho me perguntando, o que faz de um ser forte ou ser fraco?

Deparo-me com respostas que não respondem minhas perguntas, e sim, prolifera minha onda de questionamento.

Seriam sua estrutura física, seu poder enfrentar agressões e se impor mediantes os mais fracos ou sua estrutura psicológica mediante as adversidades que a vida nos impõe, e continuar a vivê-la.

 O que faz dos leões, tubarões, animais tão temidos e respeitados, pela lei da selva? Sua coragem? Seu instinto?

A resposta e a seguinte: Eles não sabem que irão morrer, seguem seus sentidos, suas necessidades, dão continuidade a cadeia alimentar.

O certo, e que os seres humanos são racionais, como todos sabem, pensamos demais, nos tornamos maquinas perante o que a sociedade nos impõe, obrigados a seguir um “pacto social”, onde todos devem ter certos tipos comportamentos, para que assim sejam aceitos, não sendo assim, excluídos dos demais.

Devido a isso, tentamos nos igualar a aos outros, nos vestimos iguais, comportamentos parecidos, dando assim um fim, a originalidade. Ora, se todos são supostamente diferentes, “cada qual e cada qual”, porque nos igualamos? Porque não nos aceitamos?

Gostaria que todos detivessem de uma força capaz de enfrentar seus medos, seus piores pesadelos, ocorre que nos próprios nos julgamos, nos tornamos os juízes de nos mesmos, e pagamos a sentença imposta, de não sermos felizes por completo, por ficar preso. Por que falar em prisão?

Porque na verdade somos todos prisioneiros, não existe mais liberdade, estamos cercados por todos os lados, por maquinas digitais, sistemas operacionais, que sabem onde você esteve, ou que você comprou e etc.

Estamos sendo vigiados, por toda nossa existência.

Retomando a linha de raciocino, a resposta e sabemos que vamos morrer, ou seja, tememos a morte, não enfrentamos tudo e todos, por que pensamos no amanha, nas criticas,nas conseqüências dos nossos atos, porque sabemos que seremos julgados, mais cedo ou mais tarde, e esse mais tarde, pode ir alem da sua existência, pois acredite, são poucos que querem seu bem, os serem humanos vivem em bando,ou seja coabitam,  pode-se dizer que tal fato seja ate instinto ou não, precisamos de testemunhas pra tudo, sendo assim, de que valor teria nossa vida?

Como aquela velha piada, que o rapaz, esta com a modelo dos seus sonhos em uma ilha, e logo depois de terem tido relações, ele pede pra que ela se vista de homem, ela obedece, mais confusa, o questiona, o porquê disso, ele responde: - Eu tinha que contar para um amigo, senão qual seria a graça?

Precisamos um dos outros, na verdade necessitamos, mais temos que ter certo equilíbrio, perante essa necessidade, quando você julga um amigo por estar com você nas horas em que mais precisa. Cabe frisar, mesmo ele com as melhores das intenções, sua situação esta fazendo bem para o seu ego, ele reflete ao saber que estar melhor que você, ele te sobrepõe mesmo que não transpareça. Uma lição de cada vez, mais essa e primordial, as pessoas são egoístas, não perdem aquele velho habito que quando criança,agarram certo objeto com veemência e gritam: - E MEUUU!!

Desejamos tudo ao alcance de nossas mãos, idolatramos a posse, o domínio não nos satisfaz, não aceitamos o fato de saber que aquela pessoa que não esta no seu alcance,pois a verdade e que sempre queremos obter o poder de olhar, falar, tocar.

Em meu ponto de vista, penso que o isolamento durante um tempo, e a melhor forma de conviver consigo mesmo, aprender a não necessitar de companhia, compreender fraquezas, mais sem se julgar, apenas se corrigir, obedecer suas proprias regras e limites.

Ninguém para dizer o que você pode ou não pode fazer, afinal, você e dono de si mesmo, e quando estiver perdido, terá que achar o seu caminho de volta, e se quer chegar longe, tera de ir sozinho, desprendendo-se assim de suas amarras.

Pois aprendi, durante o decorrer de minha vida, só nos decepcionamos quando esperamos algo de alguém, e obvio, quando nada e esperado, torna-se surpresa.

Queremos a mudança de todos, para que assim, se amoldem ao nosso gosto e nossas expectativas.

Quando começarmos a pensar em nos como centro de nosso mundo, e mudarmos definitivamente, fortificando a mente, em conseqüência fortificará o corpo, porque saberemos que não somos fracos e sim, que a vida e assim mesmo, feita de batalhas, umas perderemos, outras venceremos, o importante não e ter força pra lutar, e sim força para se reerguer quando cair, sem precisar de ajuda.

Tornando-se assim um ser forte. Essa e minha definiçao. (Ritter)

2 comentários:

  1. Genial!!!
    Continue postando textos como esses e suas poesias.

    ResponderExcluir
  2. Linda sua forma de definição, indicarei a amigos.

    ResponderExcluir